Com o slogan 'Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade', a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoba) lança campanha, na web e rádios de toda a Bahia, para a maior festa popular do Brasil. O objetivo é reforçar o estoque de bolsas de sangue e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia.
A expectativa da Hemoba é atrair o maior número possível de pessoas para a doação de sangue antes do Carnaval começar. Durante todo o mês de fevereiro, a fundação fará campanhas de coletas externas, agendamento de grupos para doação, interação nas redes sociais e ações de entretenimento dentro do hemocentro coordenador.
A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reitera que pode existir um aumento da demanda de sangue durante as festas populares. Por esta razão, a fundação reforça a mobilização na capital e no interior. "A Hemoba atende todo o estado da Bahia. Com isso, nossa necessidade é grande. Porém, neste período, experimentamos uma redução nas doações porque as pessoas viajam, estão de férias. Dessa forma, intensificamos as ações com a finalidade de sensibilizar as pessoas", afirma.
Para descentralizar o atendimento e garantir o acesso dos voluntários aos locais de coleta, a Hemoba promove campanha com as unidades móveis de coleta (Hemóveis) nos principais centros comerciais da capital. Até a próxima sexta-feira (2), os Hemóveis permanecem na entrada principal do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Cada unidade tem capacidade para receber até 120 candidatos por dia. Além de doar sangue, o voluntário pode realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Neste sábado (3), o hemocentro coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e as unidades da Hemoba em Paulo Afonso e Itaberaba funcionam em horário estendido. O ‘Sabadão Solidário’ dá oportunidade aos interessados que têm dificuldades de comparecer durante a semana aos pontos de coleta.
Fonte: Secom // AO