Os guardas civis realizam assembleia de paralisação, na manhã desta quarta-feira (1), a partir das 7h, na frente da sede do órgão na Av. San Martin, ao lado do do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A categoria pede a implantação do Plano de Cargos na Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS).
Ao contrário do que a gestão municipal alega, os guardas civis municipais apontam que a Lei 13022/14 exige a implantação do Plano de Cargos, além da convocação dos novos concursados que já fizeram todos os procedimentos admissionais. Essa convocação também atende às exigências da legislação quanto ao número de profissionais para atender ao município. O artigo 22° da citada lei aponta que todas as guardas municipais existentes na data da publicação devem adaptar-se às condições no prazo de dois anos da sua publicação.
Segundo a citada lei, em seu artigo 9°, a guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal.