Bahia

Guardadores de carros temem a Zona Azul Digital

Caso os condutores baixem o aplicativo os profissionais não ganharão nada.

NULL
NULL

Zona Azul Digital começa funcionar nesta segunda-feira (15), em Salvador. Serão mais de 11 mil vagas rotativas na cidade. Com a implantação do serviço digital, os condutores terão a opção de pagar o valor cobrado pelo estacionamento por meio dos cartões de crédito e débito, além do boleto bancário. No período inicial de 12 meses, ainda é possível escolher entre utilizar as cartelas de papel oferecidas pelos guardadores ou usar o serviço digital. No entanto, o pagamento pelo aplicativo isenta o motorista do custo com guardadores, situação que preocupa os profissionais.

O repórter Emídio Pinto, da rádio Nova Salvador FM, compareceu no bairro do Comércio uma das zonas da cidade, para acompanhar a atuação dos profissionais com a implantação do novo sistema. De acordo com Kátia, guardadora de carros da região, a mudança interfere diretamente na vida dos trabalhadores, pois os profissionais só ganharão dinheiro apenas nas cartelas. Caso os condutores baixem o aplicativo os profissionais não ganharão nada, que interfere diretamente na arrecadação da renumeração obtida pelos profissionais, Kátia informou que a chegada do sistema digital pegou ela totalmente de surpresa, pois não foi informada por nenhum representante da categoria. 

Segundo o  presidente do Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Veículos Automotores do Estado da Bahia (Sindguarda), Melquisedeque de Souza, as maiorias dos guardadores sabem da implantação, só não sabiam do dia exato. Melquisedeque afirmou ao vivo, no programa Ligação Direta (92,3), se o sindicato arrecadar 10% das empresas responsáveis pelo sistema da Zona Azul Digital será dividido entre os 800 guardadores, fechando um compromisso com todos os profissionais.

Vídeo:

 

Da redação // ACJR