Agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal, foram acionados por biólogos do Projeto Tamar, na manhã desta segunda-feira (26), para auxiliar no resgate de 14 tartarugas da espécie cabeçuda, que tem o nome científico Caretta caretta, na Boca do Rio.
Sendo a Bahia uma das áreas prioritárias de desova da espécie, é comum encontrar a Tartaruga Cabeçuda, que pode chegar a pesar até 140kg e medir até 136 cm de comprimento curvilíneo de carapaça. No Brasil, o réptil está ameaçado de extinção. As tartarugas foram encaminhadas para o Projeto Tamar, onde receberão os devidos cuidados.
No início da tarde, a guarda recebeu mais uma chamada para resgate de animal silvestre, sendo desta vez bicho preguiça. Segundo a moradora Ana Carla Bonfim, do bairro Alto de Coutos, onde foi realizado o resgate, moradores tentavam se apropriar do animal, com cerca de 70cm e aproximadamente 4kg, que estava em um pé de jambo. O bicho foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.
A população, ao se deparar com qualquer animal silvestre, deve entrar em contato imediatamente com o Grupamento Especial de Proteção Ambiental, através do telefone 3202-5312, para que o resgate seja feito com segurança.
Fonte: Agecom