Bahia

Guarda Municipal promove curso de defesa pessoal para população LGBTQIA+

A GCM planeja abrir mais uma turma na próxima semana, voltada para mulheres

Divulgação
Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) está promovendo cursos de defesa pessoal para públicos segmentados. Esta semana, entre os dias 22 a 26, a atividade está sendo voltada para a população LGBTQIA+, visando orientar os participantes sobre como evitar situações de risco e como promover a segurança pessoal em situações de conflito.

As aulas, no turno vespertino, são ministradas por meio da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) da GCM e ocorrem no Espaço Boca de Brasa Centro, situado na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Centro. 

A iniciativa é em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM).

A confeiteira Vitória Rodrigues, de 28 anos, destaca as informações e técnicas importantes mostradas nas aulas. “Ontem, eu aprendi algumas técnicas para me defender no dia a dia. Como mulher trans, estamos expostas a várias situações de perigo no nosso cotidiano, e essa aula serviu para termos uma noção de como nos defender e de como sair de uma situação de perigo. Tem sido muito gratificante o aprendizado e essa atenção voltada ao público LGBT”, afirmou.

Emerson Figueiredo, de 31 anos, conta que já foi vítima de homofobia há alguns anos. Portanto, tem total interesse no aprendizado. “Para nós, que fazemos parte da comunidade LGBT, é muito importante, porque estamos o tempo inteiro em situação de vulnerabilidade. E eu me sinto ainda mais vulnerável, porque além disso, eu sou negro e moro na periferia”, opinou.

Ele conta que aprendeu técnicas para se esquivar de situações incômodas, a exemplo de assédio ou aquelas em que o agressor vai até a vítima. “Aprendemos técnicas para conseguir se esquivar e evadir do local. E como o professor frisou o tempo todo, o objetivo é sempre evitar, se esquivar, sair da situação e evitar o conflito, que ocorre em último caso”, acrescentou.

Supervisor de prevenção à violência da GCM, Ronaldo Silva conta que uma das aulas teóricas aborda informações sobre defesa pessoal e sobre a legislação que protege o público LGBT. 

“Trabalhamos um assunto essencial, que foi a prevenção à violência, ou seja, os cuidados que devem tomar na rua, a identificação de risco e como não se colocar em determinadas situações. Eu considero essa parte teórica do curso mais importante até que a prática, pois, com ela, eles aprendem meios de evitar situações de violência”, destacou.

Com cinco dias de duração, o curso de Defesa Pessoal oferecido pela Guarda Municipal conta com uma parte prática e outra teórica. São apresentados introdução de combate à violência, noções de primeiros socorros e defesa pessoal na teoria e prática. O curso tem uma carga horária de 20h e dá direito a vale transporte, lanche e certificado.

A GCM planeja abrir mais uma turma na próxima semana, voltada para mulheres. As inscrições serão divulgadas no perfil de instagram da instituição. 

Na semana passada, o curso foi destinado às servidoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e ocorreu na sede da Guarda, na Fazenda Grande do Retiro.