Bahia

Grupo pede liberação de suspeito de atear fogo em ônibus na BA: 'Inocente'

Amigos e parentes dizem que ele estava trabalhando no momento do crime.

NULL
NULL

Moradores fazem protesto em frente a delegacia de Simões Filho (Foto: Jéssica Smetak / TV Bahia)

Um grupo formado por moradores de Simões Filho, município na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realiza uma manifestação em frente à delegacia da cidade, na manhã desta segunda-feira (16). O protesto acontece para pedir a liberação de Jhainan Raimundo França dos Santos, jovem de 21 anos que havia sido preso no sábado (14), após ser identificado como suspeito de atear fogo em dois ônibus, em Simões Filho.

O grupo alega que o jovem é inocente, e estava trabalhando no momento em que os veículos foram atacados. De acordo com Ivanir dos Santos, tia da vítima, ele foi preso na porta da casa onde mora com a avó, após ser confundido por policiais que realizavam rondas em busca de suspeitos. 

“Isso que fizeram com o menino é uma injustiça, estamos aqui para que ele seja liberado, porque ele não fez nada de errado. Até o chefe dele está aqui hoje, não abriu a borracharia para vir aqui provar que ele estava trabalhando quando tocaram fogo nos ônibus”, disse Ivanir. 

Em contato com o G1 na manhã desta segunda, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que a prisão aconteceu depois que três testemunhas reconheceram o jovem, e que novas informações sobre o caso devem ser passadas pela delegacia de Simões Filho.

[Jovem foi preso sob suspeita de atear fogo em ônibus de Simões Filho (Foto: Ivanir dos Santos)] Jovem foi preso sob suspeita de atear fogo
em ônibus de Simões Filho (Foto: Ivanir dos Santos)

O G1 tentou entrar em contato com a delegacia do município, mas até por volta das 10h15, as ligações não haviam sido atendidas. De acordo com a tia do jovem, o delegado responsável ainda não tinha chegado ao local, e o advogado da família estava no fórum para solicitar a liberação de Jhainan Raimundo.

Prisão
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito, identificado como Jhainan Raimundo França dos Santos foi reconhecido por três passageiros que testemunharam o crime. De acordo com a SSP, o suspeito foi preso por PMs na Rua dos Desabrigados. Participaram da ação, oliciais da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar, da Companhia Independente de Policiamento Especializado / Polo e do Grupo Aéreo da PM (Graer). 

Reprodução/G1