Bahia

Grupo Materna realiza a 2ª Marcha Furta-cor pela Saúde Mental Materna em Salvador

Além da Marcha, o Grupo Materna está promovendo outras ações em Salvador ao longo do mês de maio no Shopping Paralela, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Unime, Cúria da Arquidiocese de Salvador, AMBEV, Colégios e outros espaços da cidade

Divulgação
Divulgação

Acontecerá no próximo dia 21 de maio, a segunda Marcha Furta-cor em Salvador, pela conscientização da Saúde Mental Materna. A concentração se dará no Farol da Barra e a caminhada ocorrerá até o Morro do Cristo, na manhã do domingo, a partir das 9 horas. O evento faz parte da Campanha Nacional Maio Furta-cor, a qual reúne pessoas em todo Brasil em prol da causa materna e busca reunir mulheres mães, famílias, simpatizantes da causa e profissionais que trabalham com saúde materno-infantil e maternidade.

A Marcha, em Salvador, é realizada pelo Grupo Materna e pretende contribuir para a conscientização da Saúde Mental Materna, levantando pautas importantes como sobrecarga materna, ansiedade, depressão, burnout e outros sofrimentos psíquicos que muitas mães vivenciam ao longo do seu maternar, além da importância do cuidado e olhar para essa mulher por companheiro ou companheira, familiares, rede de apoio e pela sociedade em geral.

O Grupo Materna Salvador é composto por 70 pessoas, em sua maioria mães e mulheres, que atuam em prol da campanha nacional Maio Furta-cor, que é uma campanha sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A campanha foi criada com o objetivo de questionar os papéis, as crenças e os mitos que estruturam a visão sobre a maternidade e quer possibilitar a construção de uma nova e potente cultura de saúde mental, não apenas para as mães, mas para a sociedade como um todo.

O grupo manteve diálogo com a vereadora Maria Marighella (PT), apoiadora da campanha, e na última terça-feira (26/04), a Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou o projeto de lei No 242 /2022 da vereadora licenciada Maria Marighella (PT), que institui no Calendário Oficial de Eventos de Salvador o mês ‘Maio Furta-Cor’. O projeto segue agora para sanção da Prefeitura de Salvador.

O Brasil apresenta taxas que variam em até 30% de depressão no período pós-parto. Estudos mundiais estimam que 3,7 mulheres se suicidam no pós-parto a cada 100.000 nascidos vivos (para fins comparativos, 1,92 mulheres morrem de hemorragia pós-parto na mesma proporção). O período perinatal pode agravar condições prévias de saúde mental, como ansiedade, transtorno bipolar e entre outros, sendo uma importante janela para discussões sobre prevenção e promoção à saúde mental.

Ana Claudia Sousa, coordenadora de Ações do Grupo Materna, questiona: ‘Quem cuida de quem cuida? Essa é nossa grande pergunta e precisamos promover espaços para essa discussão. É preciso dar voz às nossas dores! A sociedade está acostumada a romantizar o maternar e nós, mães, precisamos compartilhar os desafios, as violências e todo contexto que nos adoece. Com a Marcha, o Simpósio e o Maio Furta Cor queremos que a sociedade faça reflexões profundas’.

Além da Marcha, o Grupo Materna está promovendo outras ações em Salvador ao longo do mês de maio no Shopping Paralela, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Unime, Cúria da Arquidiocese de Salvador, AMBEV, Colégios e outros espaços da cidade.

 As informações sobre a Marcha e outras ações podem ser encontradas no Instagram do Grupo @grupomaternaoficial.

Programação das Ações Grupo Materna
03/05 das 11h45 às 16h30- Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna
Local: Shopping Paralela
03/05 das 10h às 12h- Roda de Mulheres: Saúde Materna Importa!
Local DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
03/05 às 15h- Roda sobre: Saúde Mental Materna
Local: Colégio Ítalo Gaudenzi
05 e 06/05- 8h às 18h30- II Simpósio de Saúde Mental Materna
Local: Universidade Católica do Salvador
12/05- 14h- Burnout Materno
Local: Ambev
12/05 às 19h30- "Solidão materna" – Roda para gestantes e puérperas pelo Semente Boa
Local: Studio de Dança Milena Monteiro
13/05 das 08h30 às 11h- Aula de Yoga para mães e roda de conversa: Importância de fazer parte de grupos de mães
Local: Praça dos Eucaliptos
13/05 das 16h às 17h- Pilates mamãe e bebê: a importância da prática de exercícios físicos no pós-parto para saúde física e mental
Local: Jardim de Alah
14/05 às 10h- Yoga, relaxamento e roda de conversa. Tema: A importância de cuidar de quem cuida
Local: Rua da Floresta, Beira Rio- Itacimirim
15/05 às 9h- Maio Furtacor- Luz para quem dá luz
Local: Praça da Babilônia- Coité
16/05- 9h- Simpósio Psicologia Perinatal
Local: Unime
17/05 das 19h às 20h- Yoga para Gestantes
Local: Villa de Gaia- Pituba
18/05 das 15h às 16h- Yoga Mãe-bebê
Local: Villa de Gaia- Pituba

 19/05 às 14h- Apresentação de TCC: Depressão e stress parental com mães atípicas
Local: Universidade Católica do Salvador
20/05 das 7h às 9h- Maio Furta Cor
Local: Ginásio de Esportes de Coité Responsável: Ionara Ramos
21/05 às 9h- Marcha Furta Cor
Local: Farol da Barra
24/05- Roda de mulheres: Gestão do tempo e Saúde Mental Materna- AJE BA
Local: Vila de Gaia- Pituba
26/05 das 9h às 11h- Mães de pessoas com desenvolvimento atípico: quem cuida delas?
Local: Gira Mundo
27/05- 14h – Roda de conversa para colaboradoras sobre Saúde Mental Materna
Local: Casa de Parto Natural Mansão do Caminho
30/05- I Seminário de Saúde Mental Materna
Local: Maternidade Tsylla Balbino
Burnout Materno
Local: Cúria da Arquidiocese de Salvador