Bahia

Grupo de recenseadores do IBGE anuncia greve e protesta na Estação da Lapa

A categoria questiona a logística para receber os pagamentos referentes às pesquisas realizadas e os transportes

Reprodução/TV Bahia
Reprodução/TV Bahia

Um grupo de recenseadores que trabalham nas pesquisas do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), em Salvador, anunciou estado de greve. Os trabalhadores fizeram um protesto nesta quinta-feira (1º), na Estação da Lapa, na capital baiana. Eles cobram melhorias nas condições de trabalho.

A categoria questiona a logística para receber os pagamentos referentes às pesquisas realizadas e os transportes. Não há detalhes de quantos trabalhadores paralisaram as atividades. Na Bahia, o IBGE abriu 571 vagas para o censo.

A unidade estadual também informou que se encontrará com um grupo de recenseadores nesta quinta-feira, para conversar sobre as problemáticas trazidas por eles.

Em nota, o instituto ainda informou que a Bahia tem um andamento de coleta superior ao nacional, com 55% dos domicílios estimados para o estado já visitados até o início da manhã desta quinta. Além disso, o estado tem a terceira maior população recenseada do país, com 5,6 milhões de pessoas.

O IBGE diz que esses indicadores são resultado do empenho e competência das equipes censitárias, sobretudo os recenseadores.