A Greve dos bancários chega ao 30º dia de paralisação, com quase 80% das agências fechadas. De acordo com dados, das 1.232 agências em funcionamento no Estado, 953 encontram-se inoperantes, trazendo inúmeros prejuízos aos consumidores baianos.
Em defesa dos interesses coletivos desses consumidores, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA), convidou a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Associação dos Bancos do Estado da Bahia – ASBEB e o Sindicato dos Bancários da Bahia, para uma reunião, programada para a próxima sexta-feira (7), às 10h30 da manhã, na sede do órgão, com vistas à conciliação das partes e a busca pelo encerramento do movimento grevista.
O encontro foi proposto, pelo Superintendente do PROCON/BA, Marcos Medrado, em razão da vocação natural e expertise do Órgão em promover negociações diariamente entre fornecedores e consumidores. Desta vez caberá ao PROCON-BA mediar o encontro para que as partes dialoguem e possam chegar a um acordo, para que as agências sejam reabertas e se restabeleça o pleno atendimento ao consumidor.
Para Medrado, que traz consigo a experiência de mediação em tensões sociais, “Idealizamos esta mesa de negociação, pois o impasse entre banqueiros e bancários, já se reflete em dificuldades para o consumidor que tem buscado mais o auxílio do PROCON/BA”, concluiu.
Reprodução: Procon