Bahia

Greve de professores mantém parte de escolas fechadas em Salvador

Mobilização de educadores da rede municipal começou no dia 2 de março

NULL
NULL

Os professores da rede municipal de ensino permanecem em greve nesta segunda-feira (14), em Salvador, com previsão de realizar uma nova assembleia na sexta-feira (18), às 9h, em local ainda a ser definido.

Segundo informações da professora Marilene Betros, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), em uma avaliação feita na sexta-feira (11), os sindicalistas estimaram que 70% das unidades estavam sem aula na cidade. Ainda não há um levantamento realizado nesta segunda-feira.

Já conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, a última avaliação apontou que entre 70% e 75% das escolas estiveram com as aulas mantidas mesmo após o início daparalisação, deflagrada no dia 2 de março.

De acordo com informações da gestão municipal, os professores que não retornaram às salas de aula terão cortados os dias não trabalhados desde o início da greve.

A última assembleia dos professores foi realizada na manhã de sexta-feira (11),quando eles decidiram continuar parados.

A greve foi considera ilegal pela Justiça na quarta-feira (9). Também foi determinado que a categoria volte às salas de aula.

A principal reivindicação da categoria é a reserva de jornada para atividades extra classe. Os profissionais querem que um terço da jornada integral do professor, que pode ser de 20h ou 40h semanais, seja reservado para os trabalhos extra classe.

Foto: Ilustração