O 5º Simpósio de Acesso Vascular e Endovascular em Nefrologia (SAVE), que acontece no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, irá apresentar e aprofundar, entre outros temas, as discussões acerca das Diretrizes Brasileiras sobre Acesso Vascular para Hemodiálise, lançadas no início deste mês, no Jornal Vascular Brasileiro.
Formulada em conjunto pela comissão organizadora do SAVE e outros cirurgiões vasculares, a diretriz apresenta um conjunto de recomendações para guiar as decisões na referenciação, avaliação, escolha, vigilância e gestão das complicações do acesso vascular para hemodiálise. Esse é o primeiro documento reunindo as orientações na América do Sul.
Em 2022, o SAVE se consagrou como o maior evento de Acessos Vasculares da América Latina, com inovação na apresentação e discussão de casos.
Membro da comissão organizadora, o cirurgião vascular e endovascular, membro da Vascular Access Society, Leonardo Cortizo, destacou que esta é uma excelente oportunidade de atualização: "O paciente renal crônico depende de um cuidado multidisciplinar com cirurgião vascular, nefrologista e o enfermeiro de diálise e esse encontro é uma oportunidade de alinhamento e debate com todos os envolvidos no tratamento”.
“Temos visto um enorme crescimento no interesse dos profissionais em se aperfeiçoar cada vez mais para entregar uma assistência de excelência ao paciente renal. Esse ano, teremos a presença de diversos convidados internacionais com ampla experiência no tema e que atualmente coordenam os principais centros de acesso e de pesquisa clínica nos Estados Unidos e Europa. Além disso diversos experts do Brasil e da América do Sul apresentarão suas experiências em gerenciamento e procedimentos complexos”, afirmou Leonardo Cortizo.
Essa é a primeira vez que um evento reúne tantos experts em acesso vascular e endovascular na América do Sul. Entre os nomes internacionais que participam do 5º SAVE, de forma presencial ou virtual, estão Narayan Karunanithy (UK), MD Bart Dolmach (USA), Charmaine E-Lok (CAN), Gustavo Azoubel (CAN), Panagiotis Kitrou (GRE), Matteo Tozzi (ITA), Luis Loureiro (POR), Daniel Patel (USA), M. Murakami (JPN), Nilson Urdaneta (EQU), Dirk Hentschel (USA), Maarten Snoeijs (NED), Karl Illig (USA), Panagiotis Kitrou (GRE), Amit Bhakoo (USA), Paulina Cisneros (EQU) e Jim Torres (PER).
Gestores do sistema público e privado também participarão do evento com o intuito de discutir melhores políticas voltadas para a atenção da população dialítica.
Simpósio.
O 5º Simpósio de Acesso Vascular e Endovascular em Nefrologia é um evento exclusivo, com imersão em todas as atualizações relacionadas ao tema. A programação conta com um dia de cursos pré-congresso e dois dias com palestras de atualização científica. As inscrições seguem abertas, no endereço https://simposiosave.com.br/, para médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina e Enfermagem.
A comissão organizadora do SAVE é formada pelo cirurgião vascular e endovascular, membro da Vascular Access Society, Leonardo Cortizo; o cirurgião vascular e endovascular especializado em acessos, membro titular da SBACV, Leonardo Harduin; o cirurgião vascular e endovascular do Hospital Sírio e Libanês, Thiago Barroso e o cirurgião vascular e endovascular, professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcio Filippo.