O Governo da Bahia suspendeu o pagamento dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), destinados a mais de 73 mil profissionais da educação.
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no início da madrugada desta sexta-feira (3), após o anúncio de que seriam pagos os R$ 113 bilhões em abonos.
"Os recursos estão garantidos e o pagamento será realizado a partir da próxima semana", garantiu o chefe do Executivo.
Os valores correspondem a um saldo residual devido ao grupo pelo Estado, em decorrência do julgamento judicial que condenou a União a complementar as verbas do Fundef não repassadas, entre 1998 e 2006, pelo Governo Federal para estados e municípios, devido a um erro de cálculo.
A lista atualizada com mais de 87 mil servidores e ex-servidores que tem direito ao recebimento dos precatórios foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Estado, junto ao cronograma e documentos necessários para recebimento.
Por problemas técnicos, o pagamento de precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) não será iniciado nesta sexta-feira (3), como foi divulgado inicialmente. Os recursos estão garantidos e o pagamento será realizado a partir da próxima semana.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) February 3, 2023