Bahia

Governo divulga lista de classificados dos cursos preparatórios para seleção da BYD

Cursos oferecidos têm o objetivo de preparar candidatos para participar da seleção da montadora chinesa

Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA

O Governo da Bahia divulgou a lista dos 500 candidatos classificados para o curso Qualifica Bahia, Setor Industrial, que podem render uma oportunidade de emprego na fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari.

Os classificados estão sendo contatados pelo SENAI Camaçari, através do e-mail, a partir desta terça-feira (30), no qual constarão orientações gerais e um link através do qual devem ser enviados os documentos para efetivação da matrícula.

A documentação consta de RG; CPF; comprovante de residência; comprovação de experiência no antigo complexo Ford; comprovação de escolaridade; cópia da Carteira Nacional de habilitação (CNH) e cópia dos dados bancários de titularidade do candidato classificado (conta corrente ou poupança) para recebimento do auxílio transporte. 

Os critérios de seleção para classificação por curso foram os seguintes (pela ordem): ordem de inscrição; experiência profissional no complexo Ford (preferencialmente); residência em Camaçari (preferencialmente); escolaridade (nível médio ou acima). Além disso, foram reservadas 30% para mulheres e 3% para PcD. 

Somente os candidatos com status ‘classificado’ serão convocados para apresentação de documentos neste primeiro momento. Os demais ‘habilitados’ poderão ser convocados posteriormente no caso de desistência da vaga e/ou documentação incompleta da parte dos candidatos classificados.

Oportunidade

Os cursos oferecidos pela Setre por meio do Qualifica Bahia, Setor Industrial – BYD, em parceria com o SENAI, têm o objetivo de preparar candidatos para participar da seleção da montadora chinesa, mas não garante a contratação, que está atrelada a critérios específicos da BYD. 

Além da qualificação gratuita, os selecionados receberão fardamento (duas unidades por aluno), material didático, transporte para deslocamento e lanche. Serão ministrados cursos de operador de produção veicular; auxiliar de linha de produção; mecânico de manutenção de máquinas industriais e inspetor de qualidade. A carga horária é de 200 a 260 horas, a depender do curso.

A montadora chinesa BYD pretende investir de R$3 bilhões no estado em projetos que devem gerar 10 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.