Bahia

Governo da Bahia recebe mais de R$ 2,5 bilhões de indenização da Ford

Segundo informações o dinheiro recebido será destinado as obras com horizonte na campanha eleitoral de 2022 do atual governador da Bahia, Rui Costa

Divulgação/Ford
Divulgação/Ford

O Governo do Estado já recebeu cerca de R$ 2,5 bilhões de depositos vindo da Ford a título de indenização ao estado por causa do fechamento da fábrica de Camaçari. De acordo com o colunista Jairo Costa Junior do Correio, o dinheiro recebido será destinado a campanha eleitoral de 2022 do atual governador da Bahia Rui Costa (PT).

Até então, as dificuldades financeiras haviam reduzido substancialmente o caixa do Executivo para criar uma agenda positiva às vésperas da sucessão evitar a perda de apoio em cidades estratégicas. Contudo, a verba extra originada pelo acordo com a montadora americana evitou que os planos do Palácio de Ondina para as eleições naufragassem.

O fechamento da montadora na Bahia aconteceu em fevereiro de 2021 e provocou, na época, o pior resultado regional do indicador acumulado nos dois primeiros meses do ano, também na comparação com igual período do ano passado (-18%). Já no acumulado em 12 meses, a indústria baiana registrou queda de 9,4%, além da demição de mais de mil funcionários.