Um golfinho fêmea com cerca de 1,7m de comprimento foi encontrado morto, na manhã desta quinta-feira (10), na praia da Coroinha, na cidade turística de Itacaré, no litoral sul da Bahia.
De acordo com informações do projeto (a)mar, que pesquisa animais marítimos na região, o corpo do animal tinha ferimentos que podem ter sido provocados por redes de nylon, normalmente usadas em pesca.
Conforme o projeto, a suspeita é de que o golfinho tenha morrido afogado, após ficar preso no material, e não conseguir subir até a superfície da água para respirar.
Segundo o projeto, diferentemente dos peixes, que conseguem respirar dentro da água, o golfinho é um precisa pegar ar atmosférico, pois o mamífero te, respiração é pulmonar.
O golfinho será removido da praia por agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Itacaré, conforme o projeto (a)mar. Uma necropsia será realizada no corpo do animal.
Esse é o sétimo golfinho encontrado morto no litoral da Bahia, neste ano. O primeiro caso de golfinho morto em praias baianas, este ano, foi em janeiro, na praia de Stella Maris, em Salvador.
O último registrado antes do caso de Itacaré ocorreu na segunda-feira (7). Um filhote de golfinho foi encontrado morto na praia de Arempebe, distrito da cidade de Camaçari, na região metropolitana da capital baiana.
G1 // AO