Bahia

Fumpres conquista nível máximo de certificação nacional

O número da certificação corresponde ao nível mais alto do Pró-Gestão, colocando o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Salvador entre os únicos seis RPPS do Brasil com a certificação no referido nível.

Divulgação
Divulgação

O Fundo Municipal da Previdência de Salvador (FUMPRES) conquistou o certificado nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), após auditoria realizada nos dias 8 e 9 de agosto deste ano. O número da certificação corresponde ao nível mais alto do Pró-Gestão, colocando o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Salvador entre os únicos seis RPPS do Brasil com a certificação no referido nível. 

À imprensa, o subsecretário da Sefaz e diretor do FUMPRES, Daniel Ribeiro, comemorou a conquista demonstrando todo orgulho que sente da equipe e do RPPS.

“Ter colaboradores que levam com muita seriedade e amor os seus ofícios é indispensável para nos colocar em um dos seis RPPS no Brasil a obter a certificação nível IV do Pró-Gestão. É uma grande honra e um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência. Esta conquista evidencia que estamos entre os melhores em termos de governança, transparência e eficiência na gestão previdenciária. Estamos orgulhosos de elevar o padrão de administração previdenciária e servir de exemplo para outros regimes próprios em todo o país’’, afirmou o gestor.

Na auditoria, a Previdência de Salvador passou por dois dias, dia 8 e 9 de agosto, de avaliação dos processos dos setores, que fazem parte dos 24 requisitos exigidos na certificação nacional. Destacando que qualquer inconformidade impossibilitaria o RPPS de garantir o nível IV. 

Vale ressaltar que, desde 2021 – quando começou o processo de certificação -, o FUMPRES conseguiu atender aos requisitos através de reuniões de alinhamento e diagnóstico dos processos, sem necessitar a contratação de um consultor externo.  

“Antes da nossa primeira auditoria, as equipes precisaram estruturar e padronizar os processos da Previdência de Salvador, promovendo uma mudança cultural que visava aprimorar ainda mais a transparência e a eficiência do RPPS. Essa transformação foi realizada com extrema excelência, destacando nosso comprometimento com a melhoria contínua", disse a gestora de Informações e Projetos Estratégicos do Fumpres (Geinp), Mirella Nobre.  

Ainda sobre a certificação, o ex-auditor de Pró-Gestão e consultor em Educação Corporativa para RPPS, Uira Gomes, acredita no resultado a partir da eficiência da equipe.

"Nesse retorno ao FUMPRES com treinamentos percebi a evolução contínua da equipe e principalmente da governança e sua preocupação em manter seu alto nível de excelência. Acredito firmemente que esses esforços trarão melhorias significativas e contribuirão para o crescimento sustentável e perenidade da FUMPRES”, completou Uira.