Bahia

Frente fria começa perder força em Salvador

as ocorrências das fortes chuvas e ventos mudou a rotina de quem precisou sair de casa nesta segunda-feira (24).

NULL
NULL

A frente fria que chegou em Salvador no último final de semana, deve permanecer até hoje (25). A mudança climática e a queda na temperatura, se deu em função da passagem de uma frente fria vinda da região Sudeste do Brasil. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a mudança não está diretamente relacionada com a massa de ar polar. “Normalmente, as frentes frias estão relacionadas ao encontro de duas massas de ar (uma fria e outra quente)”. As temperaturas deverão variar entre 22°C (mínima) e 27°C (máxima). O órgão explica que o cenário de risco, caracterizam-se pela ocupação de encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes de corte/aterro. Esta situação associada à precipitação incidente e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais.

A situação atual, mostram que os acumulados de precipitação são de até 27 mm em 24 hora(s) no município. A estimativa de precipitação instantânea do radar Salvador indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca a moderada no município. Considere: chuva fraca < 10 mm/h, chuva moderada de 10 a 40 mm/h, e chuva forte > 40 mm/h.

Segundo informações da Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem da uma frente fria, em conjunto com um sistema de alta pressão, pode provocar ventos com intensidade de até 75 km/h (40 nós) e ondas de até quatro metros ao sul do município baiano de Caravelas.

Ainda de acordo com o órgão, há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção sul a sudeste, de 2,5 metros de altura ao sul de Salvador, no mesmo período. A frente fria citada atinge ainda os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Cabo Frio, e Espírito Santo. A Marinha pede que banhistas e pescadores mantenham a atenção nestes trechos.

Contudo, as ocorrências das fortes chuvas e ventos mudou a rotina de quem precisou sair de casa nesta segunda-feira (24). O Aeroporto de Salvador teve quatro voos cancelados nesta madrugada. Entre os cancelados, dois foram entre meia noite e 6h e os outros dois entre 6h e 7h de ontem. Segundo a assessoria do aeroporto, outros dois voos tiveram atraso, um deles, que decolou de Guarulhos em São Paulo, demorou ao menos três horas a mais do que o previsto para pousar.

Reprodução: Tribuna da Bahia

da redação do LD