Uma frente fria chegou à Bahia nesta quarta-feira (17) e a previsão é de chuva em todo o litoral baiano. Em Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico contribuíram para o aumento da nebulosidade, que causa a chuva na manhã desta quarta.
Algumas ruas já estão alagadas em Salvador. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), as temperaturas na capital baiana se manterão elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C.
Já na quinta-feira (18), a previsão para a capital baiana é de mínima de 22°C e máxima de 28°C. A possibilidade de chover cai para 60%.
Na quinta-feira, a chuva deve cair, principalmente, em cidades da região metropolitana, área onde ficam os rios Joanes e Ipitanga, que abastecem os principais reservatórios da capital e RMS: Joanes I e II, Ipitanga I e II e Santa Helena. O nível dos reservatórios ainda está baixo, e o estado segue em alerta de racionamento.
Interior
Em Ilhéus, sul da Bahia, a quarta-feira já começou chuvosa. A temperatura mínima é de 20° e a máxima é de 27°. Em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, as temperaturas variam da 22° a 29°.
Já nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde a massa de ar ainda deve influenciar o tempo, também há possibilidade de chuvas, embora sejam de fraca intensidade e maiores chances para a faixa centro-sul do Oeste e São Francisco. Mesmo perdendo força, esse sistema ainda está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas previstas deverão variar de 35°C a 37°C.
No Nordeste da Bahia, onde as temperaturas continuam elevadas (com máximas de até 33°C), também são esperadas chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral. Por outro lado, na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 15°C, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas fracas.
Reprodução/G1