Bahia

Força-tarefa em apoio à população do Sul e Extremo Sul segue oferecendo serviços

Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para a região sobre a previsão do aumento das chuvas nas áreas já afetadas do litoral Sul da Bahia

Divulgação
Divulgação

As operações que estão prestando suporte aos municípios e à população atingidas pelas fortes chuvas no Sul e Extremo Sul da Bahia continuam os serviços. 

Entre as atividades feitas nessas áreas estão o resgate de pessoas com problemas de saúde, levar alimentos para regiões isoladas ou ilhadas, e possibilitar a aquisição de documentos perdidos nas enchentes, em diversos municípios. 

Os servidores do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizaram uma troca de turno nesta sexta-feira (17), onde cerca de 60 profissionais voltaram para casa e outros 60 chegaram a Itamaraju. 

Cerca de 80 bombeiros estão trabalhando na área mais atingida e 236 servidores foram mobilizados na região. Além do Corpo de Bombeiros, outros órgãos estaduais como as secretarias de Saúde, Justiça, Infraestrutura, Administração e de promoção da igualdade Racial participam da força-tarefa. 

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Embasa e o SAC Móvel estão presentes nas cidades em apoio às prefeituras.  

 O SAC móvel foi instalado nesta sexta-feira (17) e oferecem serviços nos municípios de Medeiros Neto (17/12 a 21/12) e Jucuruçu e Prado (17/12 a 30/12). Os atendimentos são gratuitos e incluem a emissão de RG, cadastro de pessoa física (CPF), antecedentes criminais e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. Na próxima quinta-feira (23), uma unidade se instala em Vereda até o dia 30/12. 

Na manhã deste sábado (18), a Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para a região sobre a previsão do aumento das chuvas nas áreas já afetadas do litoral Sul da Bahia. As chuvas devem começar na noite de domingo (19), podendo se estender até o dia 25 de dezembro. Apesar do volume não ser igual aso que já atingiu a região nos últimos dias, requer atenção pois há possibilidade de riscos, principalmente, nas áreas que sofreram maiores danos.