Uma árvore localizada no terreno da Igreja Católica Anunciação do Senhor, no São Gonçalo do Retiro, em Salvador, representa risco iminente de acidentes na região das Ruas Direta e Milton Gomes Costa. Esse é o alerta feito pelo morador Jorge Freitas.
Segundo ele, o vegetal precisa ser podado, já que está tomando parte da via pública. "Esta árvore foi plantada há uns 40 anos e esses galhos têm espinhos terríveis, que têm prejudicado os moradores. Os galhos ficam no meio da rua, quando o ônibus passa encosta em cima e na lateral. Ela tem os galhos cheios de espinhos e esses espinhos são grandes e fortes. Se alguém estiver com o rosto na janela pode causar arranhões profundos ou até cegar", alerta Jorge em conversa com o Portal Salvador FM, na série Força do Povo*.
No local, reportagem também conversou com a moradora Maria Mendes, de 96 anos, que plantou a árvore. Há 60 anos no bairro, a paraibana também defende a manutenção na vegetação.
"Tem que podar e ajeitar a ‘bichinha’, porque está em tempo de matar uma pessoa porque nunca foi podada. É linda, mas tem muita coisa pra fazer, precisa de atenção", observou a mulher.
Bocas de lobo
Jorge também reclama da falta de manutenção nas bocas de lobo na localidade. À reportagem, ele apontou pelo menos três buracos que foram entupidos pela comunidade para evitar acidentes.
"Já teve caso de motociclista bater o pneu dianteiro no buraco e cair. Há risco de queda ou até, Deus livre e guarde morrer", avaliou, contando que equipes da Embasa e da Prefeitura estiveram recentemente no local, mas não resolveram a situação. "Vem equipe, vem técnico, fazem paliativo, jogam uma borra de asfalto e com dois ou três dias o buraco aumenta", afirmou.
*Com informações no local do repórter Paulinho FP
Força do Povo: moradores cobram serviço de poda em árvore com espinhos no São Gonçalo do Retiro pic.twitter.com/dXS13NLVpW
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) July 1, 2023