Familiares de um homem de 31 anos com problemas psiquiátricos estão apelando por seu internamento. De acordo com os parentes, Adilson de Jesus Santos vem apresentando atitudes violentas dentro da casa onde mora com a mãe, Natália de Jesus Santos, de 65 anos, na Avenida Barros Reis, em Salvador.
Em conversa com a reportagem do Portal Salvador FM, na série Força do Povo*, Renato de Jesus (na foto) – irmão do rapaz – disse que há mais de um mês que a família tenta o internamento no Hospital Especializado Mário Leal, no IAPI, onde o paciente faz tratamento e já esteve internado.
"Meu irmão está quebrando tudo dentro de casa. Ele mora com minha mãe, que vive em função dele. Estamos precisando de um internamento porque minha mãe não está aguentando mais. Só o internamento para resolver, porque mandar para casa e dar medicamento não adianta mais nada", afirma o irmão.
Renato conta ainda que o comportamento de Adilson está cada dia mais violento e teme pela integridade física da mãe. Segundo a família, a unidade referência em saúde mental alega não haver vaga para internar o paciente. "Como é que manda uma pessoa com esse grau de distúrbio para casa?", questiona.
Procurada pelo Portal Salvador FM, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) explicou que "a internação se dá apenas em casos em que há recomendação. Em caso de emergência, o paciente pode ser encaminhado para alguma unidade hospitalar com atendimento especializado e havendo a recomendação de internação, assim será feito".
*Com informações no local do repórter Paulinho FP