Os agentes de trânsito de Salvador se mobilizaram nesta quinta-feira (6) para reivindicar o plano de carreira da categoria. Uma assembleia para discutir a pauta foi realizada por um grupo de servidores nos Barris.
De acordo com o presidente da Associação dos Agentes em Transporte e Trânsito do Município (Astram), Luiz Bahia, em conversa com a série A Força do Povo*, do Portal Salvador FM, a Prefeitura vem adiando a implantação. Ele afirma que um acordo previa a aprovação do plano de carreira até dezembro de 2022, o que não aconteceu.
"Estamos em assembleia por conta da morosidade nas tratativas para implantação do plano de carreira dos agentes de trânsito, que é uma exigência constitucional, está previsto na Constituição essa obrigação dos municípios de estruturar seus agentes de trânsito em carreira. A gente vem discutindo com o município desde 2021 esse plano e, infelizmente, a Prefeitura vem sendo muito pouco efetiva no sentido de implantar esse plano de carreira", reclamou o representante dos agentes.
De acordo com o porta-voz da categoria, atualmente, cerca de 600 agentes estão ativos nas ruas da capital baiana. O número é considerado defasado, ante os 1.111 profissionais necessários para complementar o quadro funcional, conforme avaliação da Astram.
"É muito pouco para a demanda que nos é passada no dia a dia", afirmou, apontando a frota atual na capital de aproximadamente 1,1 milhão de veículos. Diante disso, o dirigente também cobra convocação de aprovados no concurso público realizado em 2019.
*Com informações no local do repórter Paulinho FP
Agentes de trânsito fazem assembleia em Salvador cobrando plano de carreira https://t.co/ci8qzWDuND pic.twitter.com/ymN6xqszjS
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) July 6, 2023