O aplicativo ‘Fogo Cruzado’ chega a Salvador e Região Metropolitana (RMS), na próxima sexta-feira (1º). A ferramenta estará à serviço da segurança pública da população e funcionará de forma colaborativa e anônima, com registro de dados e informações sobre tiroteios e violência por arma de fogo.
A iniciativa foi criada pelo Instituto Fogo Cruzado, e chega à Bahia como uma forma de produzir dados, análises e identificar informações muitas vezes ocultadas pelos órgãos de segurança pública dos governos municipais e estaduais.
Fogo Cruzado na Bahia
Dentre as motivações para a vinda à Bahia, estão: estado onde há mais homicídios no nordeste; pouca transparência em dados públicos; pouca diversidade de informação; alta taxa no homicídios por arma de fogo; mortes em ações policiais são quase 20%; região com maioria da população negra e consequentemente sofrimento com o racismo institucional; relação territorial com tráfico internacional de armas e drogas; atuação de oito facções na Bahia, que só perde para o Rio Grande do Sul, que possui 13.
Para baixar o aplicativo, basta escrever "Fogo Cruzado” nas buscas para sistemas iOS ou Android. Todas as informações serão colocadas na base de dados do app, que emitirá um alerta. Dessa forma, as pessoas vão poder analisar se chegam no local, ou não.
Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo de forma anônima, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado também adiciona à base de dados as informações coletadas via imprensa e canais das autoridades policiais.