Com mais de 100 atividades previstas na programação deste ano, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) começa nesta quarta-feira (17), no Pelourinho, e vai até domingo (21). A analista de cultura do SESC da Bahia, Conceição Silva, que faz parte da organização do evento, contou no programa Ligação Direta da Salvador FM, que há cerca de 130 espaços montados para realização de tarefas culturais para a música, teatro, artesanato e gastronomia.
Com cobertura exlcusiva da Salvador FM, a rádio oficial da Flipelô, a festa cultural já confirmou uma centena de escritores, artistas, quituteiras convidadas pela Fundação Casa de Jorge Amado, que ocuparão os 123 espaços do Centro Histórico de Salvador (BA), destinados a celebrar a cultura local, estimular a leitura e incrementar o turismo e o comércio na capital baiana. Este ano, o evento homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), autor de Vidas Secas, São Bernardo e outros clássicos brasileiros.
Conceição afirmou ainda que o evento recebeu neste ano o maior número de escritores locais da história do evento e que terá diversas opções para os moradores de Salvador se integrar à festa. Seja participando, prestigiando e até vendo pelo Youtube oficial da Flipelô, que vai transmitir toda programação.
"Convidamos o público para um espaço aberto e uma programação efervecente. A Festa Literária Internacional do Pelourinho tem essa caracteristica na programação de envolver artistas e escritores nacionais, mas vamos ter também mesas internacionais. Ela é local, mas está aberta para o mundo. Convidamos a todos, inclusive moradores de Salvador, para prestigiar a festa", disse a analista de cultura do SESC.
Entre os escritores que confirmaram presença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apresentação de novos livros estão Itamar Vieira Júnior, autor do romance Torto Arado, que se tornou um recente fenômeno de vendas, e a ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, de Explosão Feminista e vários outros títulos, além de Ronaldo Correia de Brito, que, este ano, publicou o livro de crônicas A Arte de Torrar Café.
As atrações musicais estarão a cargo de Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Jau (ex-Olodum) e a banda Sertanília, conhecida por fundir ritmos tradicionais do sertão (coco, maracatus, sambadas e terno de reis) à música erudita.
Vinte e oito bares e restaurantes do Centro Histórico vão integrar a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores, oferecendo pratos exclusivos, inspirados no tema Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69.
A programação completa do evento está disponível em https://flipelo.com.br/programacao/.