A diretora da Fundação Casa Jorge Amado, Ângela Fraga, contou ao LDNotícias qual será a programação comemorativa do Dia da Consciência Negra, no sábado (20), penúltimo dia da Flipelô. Ângela também explica qual a importância de um evento cultural desta magnitude, para a capital baiana e para o estado.
“Consciência Negra, no dia 20, e por estarmos no Pelourinho, e em Salvador, a cultura negra sempre estará na nossa programação. Como caiu esse ano na época do nosso evento, então teremos mesas de debates da cultura negra, vamos ter participantes da África, que serão virtuais, e vamos ter Margareth Menezes, em um show acústico, onde ela vai cantar com a participação de João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum, que tá lançado o livro “Fala, negão”, e vai falar um pouco dessa construção do livro com ela, que vai trazer um repertório bem voltado para o nosso evento, e vai ter uma missa também no na igreja dos Rosário dos Pretos, às 18h, comemorativa ao dia da Consciência Negra”, informou.
A diretora da Fundação que fica no largo do Pelourinho, ainda explicou ao site qual a importância de um evento que abrange internacionalmente a cultura, trazendo a literatura como foco.
“Qualquer festa cultural, qualquer festa literária que se promova, em qualquer canto do universo, tem uma importância muito grande, porque o que a gente leva da vida, é o que a gente aprende, e aprende através da literatura, de vivências, de cultura, da arte, de forma geral, mas você trazer uma festa literária para um espaço como o Pelourinho, onde foi o início de tudo, com o nome de Jorge Amado é uma coisa muito significativa. E para a cidade, porque as pessoas que não costumam vir para o Pelourinho, passam a vir com outro olhar, virando frequentadores do local”, disse.
Ângela Fraga completou afirmando, que a nível Bahia, a expectativa é que as caravanas de escolas de todo o estado, sigam para o evento, como nas edições anteriores. “No estado ainda amplia mais, porque vemos caravanas de escolas do interior vindo, pelo menos é o que aconteceu até 2019, e temos essa expectativa para que isso aconteça novamente”.