A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), acontecerá entre os dias 1 e 6 de novembro. O lançamento oficial da feira será feito nesta quarta-feira (19), às 9h, na sede da Fundação Casa de Jorge Amado – Café Teatro Zélia Gattai, no Largo do Pelourinho. Na ocasião, serão apresentados a programação e os parceiros.
Pelo sexto ano consecutivo o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, abrigará a festa, que desta vez homenageia os personagens de Jorge Amado, celebrando seus 110 anos. A Flipelô ainda promoverá uma ampla programação de forma inteiramente gratuita. A abertura da festa literária acontecerá com um show exclusivo de Zezé Mota, no Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho, na noite do dia primeiro de novembro.
A edição deste ano ainda irá promover uma ampla programação com centenas de atividades. Nos seis dias do evento são esperados cerca de 120 mil participantes nos 126 espaços ativados do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Estes espaços abrigarão a programação oficial da festa, em oito locais, e também a FLIPELÔ MAIS, que em espaços públicos e privados reúne uma programação paralela realizada pelas instituições estabelecidas no Centro Histórico.
O que vai acontecer
Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas. Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais – 30 shows e espetáculos artísticos serão promovidos no Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho, e nos palcos do Cruzeiro de São Francisco e Praça da Sé, além do Santo Jazz, no coreto do Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
Estão programadas apresentações de Zezé, Xangai, Juliana Ribeiro, Vânia Abreu e Gerônimo Santana e dos espetáculos Compadre de Ogum e Circuito Jorge Amado.
Estacionamentos
Quem for de carro ao Centro Histórico, terá a segurança de guardar seu automóvel em um dos estacionamentos regulamentados pelo evento. As vagas serão ofertadas durante todos os dias da festa Literária, como parte do projeto “Pare no Pelô”, uma parceria da FLIPELÔ com os estacionamentos privados localizados no Centro Histórico, que cobrarão uma tarifa única de R$ 12/ dia. Fazem parte da parceria os estacionamentos Delta Parking e Bahia Park. O serviço de valet funcionará das 10h às 21h, no Terreiro de Jesus.
Vá de Metrô – Localizada na Estação de Metrô do Campo da Pólvora, a ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ” disponibilizará vans e guias de turismo credenciados, que farão o traslado gratuito da Estação ao Taboão, no Pelourinho, do dia 01 ao dia 05, das 10h às 22h e no dia 06 das 9h às 21h.
A FLIPELÔ 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, realizado na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc e uma produção da Sole Produções.