Devotos de São Pedro realizam uma procissão em homenagem ao santo na tarde desta quinta-feira (29), em Salvador. O cortejo saiu da Igreja de São Pedro, no bairro da Piedade, por volta das 16h, e segue pelas ruas do centro da cidade. Segundo a Transalvador, o trânsito está congestionado na região. Após a caminhada, os devotos retornam para a Igreja de São Pedro, onde ocorrerá uma missa campal. A cerimônia começa por volta das 18h e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão.
O santo, conhecido pelos devotos como padroeiro dos pescadores, viúvos, comerciantes e pedreiros, é homenageado desde o início da manhã desta quinta-feira. Durante todo o dia, centenas de fiéis participaram de missas na Igreja de São Pedro.
São Pedro
A festa de São Pedro é uma tradição do calendário religioso de Salvador. O santo é padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a Paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial. A Festa de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.
Reprodução: G1 – Bahia