Estudantes dos colégios estaduais dos municípios de Salvador, Pojuca, Madre de Deus e Camaçari soltaram a voz na Etapa Macrorregional do 1º Festival da Voz Estudantil da Bahia (Conecta Voz), na tarde desta quarta-feira (11). A apresentação das 12 composições inéditas dos estudantes do Núcleo Territorial de Educação da Região Metropolitana de Salvador (NTE 26) foi acompanhada por um público que aplaudiu a iniciativa no Cineteatro 2 de Julho, na sede do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), no bairro da Federação, em Salvador.
A proposta inovadora, destinada a valorizar o talento musical dos estudantes da rede estadual de ensino, está integrada ao Festival Anual da Canção Estudantil (Face), um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A gestora da pasta, Rowenna Brito, destacou na abertura do evento, o potencial dos estudantes da rede estadual e, na oportunidade, reiterou o anúncio já realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues de, já para o próximo ano, incluir uma categoria para os estudantes da Bahia no Festival de Música da Educadora FM.
“Acompanho de perto o talento de nossos meninos e meninas. Sabemos o quanto são potentes. E hoje com os olhos brilhando, vou assistir as apresentações, que também estão sendo transmitidas pela TV Conexões. É uma festa da Educação para nossa juventude baiana. Como é bom poder escutar nossos estudantes. O que está escrito nas letras são seus sonhos, suas histórias e queremos valorizar cada vez mais isso”, ressaltou.
Pedro Artur Simões Silva, 12 anos, é o mascote entre os 12 finalistas desta etapa. Estudante do Colégio Estadual José Dias de Sales, do bairro Jardim Cajazeiras, em Salvador, sua música ‘A Fila Anda’ levantou a plateia. Inspirado numa desilusão amorosa, Artur quis passar a mensagem: “Se você não gosta de uma pessoa que está gostando de você, seja sincero, não a deixe se iludir. Ainda pode ficar a amizade”.
Um dos vencedores desta etapa foi o estudante Taylon Soares da Cruz, 16 anos, que conquistou o júri técnico com a música ‘Eis Aqui’. A canção conta a história da morte de um pai e seu filho, durante uma manifestação de combate ao racismo
“É uma luta válida e tem que ser assistida. Criei essa historia porque podemos até ter visibilidade ainda por causa da nossa Cultura, mas nos falta respeito. O mal tem que ser maltratado”. Pelo júri popular, a estudante Wanessa Gomes Santos, do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhaes, de Arenoso, também localizado em Salvador, é finalista com a música ‘Salvador, Cidade do Amor’, pontuou Taylon, estudante do Colégio Estadual Lomanto Júnior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador.
Organização
Dividido em oito blocos, o Conecta Voz contempla os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Durante outubro e novembro ocorreram sete shows regionais, alcançando a marca de 40 mil espectadores. Os eventos aconteceram em Itaberaba, bem como Barreiras, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador.
Uma votação popular e um júri técnico selecionam os dois melhores competidores de cada etapa. Sobretudo, o público pôde participar da votação reproduzindo as canções favoritas na plataforma Sua Música (playlist Conecta Voz). Os 16 estudantes que avançaram para a etapa final, vão se apresentar no dia 19 de dezembro, durante o Encontro Estudantil, na Arena Fonte Nova.
TV Conexões
Vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a TV Conexões busca, assim, dialogar com os estudantes das redes pública e privada de ensino. A ideia é, portanto, proporcionar um acervo de programas e projetos que abordam temáticas com foco pedagógico na Educação, envolvendo manifestações artísticas e culturais.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.