A procissão em homenagem ao dia da protetora dos olhos, dia de Santa Luzia, nesta terça (13), contará com a imagem original da santa, que será usada pela primeira vez,desde que foi trazida da Europa para a Bahia, há 120 anos. As procissões anteriores eram feitas com a imagem peregrina, que é feita de madeira e é mais leve.
A primeira missa foi celebrada às 6h, na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia. Às 11h30, a procissão foi realizada. Ao longo do dia, os fiéis podem homenagear a santa em missas que acontecem às 10h, 15h e 17h.
Para a procissão, serão interditadas progressivamente a Rua do Pilar, na saída da Igreja Santa Luiza, passando pela Travessa do Pilar, a Avenida Jequitaia, a Rua da Suécia, a faixa da direita da Avenida da França, a Praça Cairu e a Avenida Lafayette Coutinho, também conhecida como Avenida Contorno. No trajeto, serão instaladas barreiras móveis progressivas na Avenida da França (em frente ao galpão 3) e na Rua da Conceição da Praia/Avenida Lafayete Coutinho.
Santa Luzia
Conhecida como “Santa da Visão”, Luzia nasceu na Itália. Durante a Missa, a jovem pediu ao Senhor que a mãe, que sofria com hemorragias, pediu ao Senhor que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda, onde aconteceu a cura. Luzia e a mãe foram denunciadas por serem cristãs, sofreram inúmeras crueldades, e assim foi consagrada por ser protetora dos olhos, ao ter seus olhos retirados à força e outros terem brotado.
Bahia