A Festa de Iemanjá, em Salvador, no bairro do Rio Vermelho, nesta terça-feira (2), amanhece com muitos fies. Milhares de baianos e turistas se unem na orla da capital para celebrar Iemanjá, a orixá das águas que também é conhecida Rainha do Mar.
O repórter do programa Ligação direta, da Radio Nova Salvador (92,30), está ao vivo, trazendo informações do festejo.
Por conta dos festejos, diversos serviços nas áreas de segurança, transporte, limpeza, ordenamento de trânsito, comércio ambulante e saúde foram intesificados ou alterados.
Fiscalização – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 150 agentes de fiscalização, que realizarão o ordenamento em todo o percurso da festa de Iemanjá, orientando os comerciantes informais sobre as proibições, como a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser descartáveis.
Salva-vidas – A Salvamar contará com um efetivo de 15 salva-vidas e um posto montado na areia da Praia do Rio Vermelho. Uma moto aquática e um bote estarão à disposição para emergências. Alguns salva-vidas darão suporte durante a entrega do presente principal no mar.
Agentes do Salvamar irão reforçar segurança de banhistas
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará com um módulo assistencial montado na Rua João Gomes – ao lado da Clínica AMO -, das 9h às 21h, com capacidade para cinco leitos. A equipe é formada por dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Além disso, uma ambulância do SAMU estará no festejo para garantir agilidade para os casos mais graves, que necessitem de transferência.
Segurança – 800 profissionais vinculados à Secretaria de Segurança Pùblica da Bahia (SSP-BA) atuarão com o objetivo de garantir tranquilidade na festa. Postos foram montados para o trabalho dos policiais militares e bombeiros e o quadro de pessoal nas Delegacias do Rio Vermelho (7a) foi reforçado.
Já o Corpo de Bombeiros vai atuar com 133 profissionais distribuídos em postos elevados de observação nos locais de maior concentração de pessoas. Serão dois postos de comando, no Largo da Mariquita e na rua da Paciência, e sete postos distribuídos nas areias do Rio Vermelho, inclusive na praia do Buracão. A corporação vai utilizar também embarcações para acompanhamento das entregas das oferendas em alto-mar.
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) atuará com 180 agentes no apoio às ações dos demais órgãos da Prefeitura, através do patrulhamento preventivo.
Da redação // AO