No Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira (28), repartições públicas municipais terão como ponto facultativo, conforme prevê o decreto 27.819, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O decreto prevê a manutenção do feriado no dia do servidor – e não a transferência para a próxima semana – para não comprometer a continuidade de serviços públicos.
Mesmo com o feriado, os serviços essenciais da Prefeitura continuam funcionando, a exemplo dos atendimentos de urgência e emergência em unidades de saúde, coleta de lixo, plantão da Defesa Civil e Transalvador. Confira quais serviços funcionam e como podem ser acionados:
Transalvador – No domingo, a partir das 14h30, será realizado o “1º Vem Louvar”. Com isso, o tráfego será progressivamente interditado na faixa à direita da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), trecho compreendido entre o Largo do Luso e a Praça Lions Internacional. O ordenamento do tráfego de veículos seguirá normalmente.
Sucom – A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) funciona durante 24h com o serviço de combate à poluição sonora. Pela legislação municipal, das 7h às 22h, o máximo de decibéis permitido é de 70. Já das 22h às 7h, o volume não pode passar de 60 decibéis. O telefone para denúncias é 156.
Codesal – Durante o fim de semana, uma equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) formada por engenheiros e técnicos fica de plantão para atender a qualquer necessidade, podendo ser acionada através do telefone 199.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá todas as unidades de urgência e emergência, incluindo as UPAS, funcionando normalmente.
Salvamar – Com o movimento de banhistas maior nas praias durante o fim de semana, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) lembra que é importante procurar os pontos onde haja um posto de salva-vidas e consultar os agentes sobre os melhores locais para banho. Para quem vai levar as crianças à praia, o ideal é que utilize algum tipo de informação com nome dos pais ou responsáveis, telefone e endereço. Serão disponibilizados 35 postos fixos no trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga e outros quatro postos volantes.
Guarda Civil – Agentes da Guarda Civil Municipal atuarão com rondas preventivas em toda a cidade, segurança dos bens públicos, em praças e no Parque da Cidade, e em apoio à fiscalização de outros órgãos – Transalvador, Sucom e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Limpurb – A Empresa de Limpeza Urbana mantém a coleta regular nos bairros.
Fonte: Agecom – Salvador