Os baianos e turistas que querem aproveitar o Feriadão da Independência do Brasil nas praias da Ilha de Itaparica ou em localidades no baixo-sul do Bahia, como em Valença ou Morro de São Paulo, encontram movimento tranquilo, na manhã desta quarta-feira (6), pelo sistema ferry-boat, no Terminal de São Joaquim, em Salvador.
De acordo com a Internacional Travessias, empresa que administra o modal, são quatro as embarcações que estão disponíveis ao passageiros, na manhã de hoje: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia. No entanto, a depender da demanda, o ferry Ivete Sangalo deve entrar em operação.
Para este ano, é esperado um fluxo igual ou superior em 5% ao movimento que foi registrado em 2023. No ano passado, no mesmo período, utilizaram o sistema aproximadamente 97,5 mil pessoas e 15,9 mil veículos.
Um dos que aproveitou o dia mais tranquilo para se deslocar até a Ilha de Itaparica foi Ubiratan Oliveira. Ele, que é natural de Aracaju, vai passar o período do outro lado da Baía de Todos-os-Santos ao lado da família e só vai retornar na terça-feira.
"'Tá' todo mundo bem, mas chegamos na fila por volta das 7h e até agora não saímos", disse ele à Rádio Salvador FM, após mais de duas horas e meia no local. "É a primeira vez que faço a travessia", revelou o passageiro.
Diante das filas e do calor que faz na capital baiana nesta quarta-feira (6), os ambulantes estão vendo uma oportunidade para garantir uma renda neste período de feriado. "É uma oportunidade para a gente dar uma faturada, pois passamos por uma crise difícil, cruel […] mas agora as coisas estão melhorando, ainda mais que o verão está próximo", comentou o vendedor Neilton Remido.
*Com informações do repórter Paulinho FP