Bahia

Feira Março Mulher: iniciativa reúne serviços de saúde e cidadania para público feminino

Feira está instalada no estacionamento externo da Arena Fonte Nova

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A abertura da Feira Março Mulher aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 8 de Março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Instalada no estacionamento externo da Arena Fonte Nova, a iniciativa reúne serviços diversos de saúde e cidadania para o público feminino.

No local, estão sendo oferecidas consultas nas especialidades de mastologia, ginecologia e com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, consultas e exames oftalmológicos, com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, capsulotomia por Yag Laser (procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino). Ainda são oferecidos serviços de cidadania, como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF, emissão de antecedentes criminais e atendimento de orientação profissional e jurídica.

Autônoma, Adriele do Carmo chegou cedo no local e já realizou o eletrocardiograma. Em seguida, foi em busca de fazer o raio-X e os exames de laboratório.

“Traz vários benefícios para as pessoas que querem fazer o exame que estão precisando, para poder dar entrada no que precisa… Eu mesma preciso fazer uma cirurgia, então foi bom para mim conseguir fazer meus exames para poder dar entrada. Então, acho bom que beneficiou todas as mulheres para poder fazer mais rápido, porque tem exames que demoram um pouco para conseguir fazer. A fila estava grande, mas andou rápido”.

A cabeleireira Ivone Damascena, foi em busca de um atendimento não ofertado no local, mas aproveitou para realizar outros serviços como exame de sangue e consulta nutricional. “É muito bom, muito bom mesmo, é inteligentíssimo quem inventou isso aí”.

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e segue até sábado (11), com expectativa de realizar mais de 21 mil atendimentos.