O interior na capital

Feira da Agricultura Familiar acontece até este domingo em Salvador

Feira da Agricultura Familiar acontece no Parque Costa Azul

Feira da Agricultura Familiar no Parque Costa Azul. Foto: Ascom/SDR
Feira da Agricultura Familiar no Parque Costa Azul. Foto: Ascom/SDR

Os sabores de toda Bahia estão reunidos nas duas praças gastronômicas da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (15), no Parque Costa Azul, em Salvador. O visitante vai encontrar na feira um cardápio variado, com pratos tradicionais como a carne do sol e o cuscuz, mas também outras inúmeras opções, a exemplo do hambúrguer de camarão e do macarrão feito à base de aipim ou beterraba.

Para abrir o apetite antes do almoço não faltam opções de cachaças, mas se o pedido for um petisco, as cervejas artesanais de licuri, umbu, caju e cacau são o acompanhamento perfeito. Andreia Moreira veio almoçar na feira, pela segunda vez somente nesta edição, e se apaixonou pelo sarapatel de bode.

“Depois do sarapatel da minha avó, esse é o melhor que já experimentei. Está simplesmente delicioso, bem temperado e muito bem servido”, disse a auxiliar administrativa, relembrando as conversas na cozinha da matriarca da família.

Já o professor Elder Maia pediu uma galinha caipira com pirão e disse que o atendimento na praça gastronômica deixou a experiência ainda mais gostosa. “A gente sente a alegria das agricultoras em nos servir, elas preparam a comida com um sorriso no rosto, felizes em estar na Feira expondo seus produtos e o seu trabalho. E o sabor dos pratos é maravilhoso, só podia ser coisa do interior mesmo”, apontou.

III Feira Nordestina

Para a sobremesa, a dica é saborear os sorvetes e picolés de frutas típicas como umbu, maracujá da Caatinga e licuri, mas também tem rapadura, doces, geleias e, claro, o chocolate da Bahia, que já é sucesso mundial. São mais de quatro mil produtos de todas as regiões da Bahia e dos estados do Nordeste, representados na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, mais uma novidade desta edição.

A feira é realizada anualmente pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.