Bahia

Farmácias baianas começam a venda de testes rápidos nesta sexta (15)

Em Salvador. Até então, apenas a Pague Menos oferecerá o serviço

NULL
NULL

Os testes rápidos para a Covid-19, liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 29 de abril para ser comercializados em farmácias, começam a ser vendidos nesta sexta-feira, 15, em Salvador. Até então, apenas a Pague Menos oferecerá o serviço.

Um dia após a liberação, a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) orientou que as associadas evitassem a realização dos testes caso não pudessem assegurar a saúde dos profissionais e consumidores.

Com 100 unidades em toda Bahia, a Pague Menos começará esta semana a disponibilizar os testes, que custarão R$ 199, em duas lojas na capital. Há a opção de fazer o teste por drive-thru ou em uma sala reservada.

A gerente de operações e porta-voz da Pague Menos em Salvador, Priscila Basile, explica que todos os cuidados foram tomados. O agendamento é feito por telefone.

“Fazemos uma série de perguntas, até porque existe uma janela imunológica para a gente não correr o risco de o cliente se submeter a um teste que dê um falso negativo”, explicou a representante da farmácia.

Serão feitos 12 testes por dia em cada unidade. “Os farmacêuticos estarão com óculos, luvas, touca, máscara e avental descartável, a gente faz toda a higienização do local”, garantiu. O resultado do exame, que sai em cerca de 15 minutos, é enviado por e-mail.

Atarde//IF