Bahia

Famílias temem desabamento de conjunto habitacional no Vale dos Lagos

Três prédios ameaçam desabar após deslizamento de terra.

NULL
NULL

Salvador é reconhecida nacionalmente como cidade verão, pois o belo litoral que a capital baiana possui, atrai diversos visitantes para conhecer a cidade. Entretanto a cidade passa por problemas recorrentes em períodos chuvosos, que nenhum visitante identifica. É só chover, que o risco de desabamento toma conta da cidade. O repórter Emídio Pinto, do programa Ligação Direta (92,3), compareceu na manhã desta terça-feira (23), ao Conjunto Vale dos Lagos, que está passando por uma situação delicada durante o período chuvoso.

Próximo aos conjuntos habitacionais está ocorrendo uma pequena construção, a obra está ameaçando a estrutura dos prédios, pois a encosta está sendo abalada pela escavação que está sendo feita ao redor. Bastante preocupado o morador do conjunto identificado como Hamilton, fez um apelo “venham tomar medidas preventivas, antes que aconteça uma tragédia, e ter que mandar uma ambulância para tirar só o que sobrou daqui”. O apelo de Hamilton foi direcionado aos órgãos públicos de Salvador.

Segundo morador identificado como Geovani, "à cena é repetida todos os anos em períodos chuvosos". A Defesa Civil de Salvador comparece no local, coloca uma lona na encosta e solicita aos moradores que se retirarem, por precaução, entretanto nada é resolvido. Além do risco de desabamento, a sujeira toma conta do local, moradores se reúnem em mutirão de limpeza ao redor dos prédios. De acordo com Edvaldo Gomes, outro morador da localidade, afirmou que um engenheiro da Codesal ofereceu fazer o serviço da encosta, cobrando um valor muito caro (o valor não foi revelado). A encosta acaba se tornando foco de ratos e insetos, prejudicando de forma direta a saúde dos moradores. Os muros levantados pelos moradores para proteger as casas estão rachados, deixando iminente o risco de acidentes.

Vídeos:

 

 

 

Da redação // ACJR