Bahia

Fábrica que seria instalada em Santo Amaro vai para Camaçari

O projeto de doação do terreno foi votado na tarde de segunda-feira (27)

NULL
NULL

Indústria ia ser instalada em terreno que seria da UFRB — Foto: Reprodução / TV Bahia

A fábrica de produtos automotivos que seria instalada em um terreno que seria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Amaro, recôncavo da Bahia, vai ser implantada em Camaçari, região metropolitana de Salvador. A decisão foi tomada após uma reunião, na tarde desta terça-feira (28), entre a Prefeitura de Camaçari e a empresa Orbi Química, que trabalha com produtos químicos e automotivos. De acordo com a prefeitura, as conversas começaram na noite desta segunda-feira (27), quando o órgão encaminhou um convite aos representantes da empresa colocando Camaçari à disposição para a instalação da fábrica. Inicialmente, a Orbi Química será instalada de forma provisória em um galpão de Camaçari para já iniciar a produção na primeira fase de implantação. Na segunda etapa, a empresa irá buscar um terreno para a construção da fábrica definitiva. As etapas serão intermediadas pela prefeitura. Ainda segundo a prefeitura, nesta terça, foram iniciadas as tratativas entre a área técnica da administração municipal e o diretor operacional da empresa no Nordeste, Claudinei Marques, responsável pela instalação da fábrica na Bahia.

Na quarta-feira (29), uma equipe da empresa vai visitar imóveis que tenham as características necessárias para a implantação da fábrica, com orientação da prefeitura. O empreendimento já tem maquinário estocado no Porto de Salvador pronto para ser usado no início da produção. A Câmara de Vereadores de Santo Amaro, cidade que fica no recôncavo da Bahia, não aprovou a possível implantação da indústria. O projeto de doação do terreno foi votado na tarde de segunda-feira (27). A ação dividia opiniões. Enquanto a prefeitura do município fala sobre criação de novos empregos, o cantor Caetano Veloso, que nasceu em Santo Amaro, cita riscos químicos.

Caetano usou as redes sociais, no domingo (26), para fazer um apelo aos vereadores da cidade. Ele começou falando da ameça da instalação da empresa para a UFRB. Em seguida, Caetano pediu movimentação aos vereadores e pediu que lembrassem da importância da Câmara em momentos históricos. Ele pontuou que implantação da indústria é uma nova ameaça para a cidade. Ele relembrou o caso dos danos ambientais e sociais causados por contaminação de chumbo, por causa de uma mineradora.

Uma publicação nas redes sociais da prefeitura da cidade pontuou que uma reunião foi feita entre o prefeito, Flaviano Bomfim, com as presenças do vice-prefeito, Justino Oliveira, os representantes da empresa, Edison Rodrigues, Rogério Seabra e Claudinei Marques, além de vereadores e secretários municipais, no dia 22 de julho, para discutir sobre a doação do terreno.

Reprodução: G1 – Bahia

Por Redação do LD