Estudantes do Colégio Estadual Leila Rubens, em Salvador, fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (27), na Avenida Paralela, sentido centro. O ato foi realizado nas proximidades do bairro de Mussurunga por volta das 9h e encerrado por volta das 10h50.
Segundo os manifestantes, o protesto ocorreu após o anúncio que, em 2019, o turno vespertino e as turmas do ensino médio serão encerradas na unidade de ensino.
Por conta da manifestação, quem passou na avenida, uma das principais da capital baiana, encontram lentidão no trânsito. A Polícia Militar acompanhou o protesto.
Ainda conforme os manifestantes, o Colégio Estadual Leila Rubens é o único do bairro de Mussurunga II que atende moradores do Bairro da Paz e Mussurunga.
O protesto ocorreu sete dias depois do governo do estado anunciar o possível fechamento de algumas escolas estaduais do ensino fundamental.
Entretanto, na tarde de segunda-feira (26), a Secretaria da Educação da Bahia fez um acordo com professores e estudantes, e garantiu a realização de encontros com as comunidades escolares das unidades da rede estadual que poderão ser fechadas.
De acordo com a secretaria, durante os encontros nas escolas serão discutido o plano de reestruturação da rede escolar, que prevê o fechamento de algumas unidades do ensino fundamental e transferência de outras para a rede municipal. As visitas ainda não foram agendadas.
G1 // AO