Estudantes e profissionais da área de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba) fizeram uma mobilização, nesta quarta-feira (6), para garantir que o curso de Educação Física da instituição ganhe mais autonomia, com a criação de uma faculdade própria com espaço adequado às necessidades dos estudantes e atualização do currículo.
Atualmente, o curso funciona como um anexo à Faculdade de Educação (Faced), sem um campus exclusivo, o que limita as possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional na área.
O estudante Lelciu Muniz desabafou ao PSNotícias:
A principal demanda é a criação de uma faculdade independente, que ofereça infraestrutura e recursos próprios para o bom desempenho dos cursos de licenciatura e bacharelado. O bacharelado em Educação Física é um dos mais procurados por estudantes, mas a Ufba ainda não oferece essa modalidade de curso devido à falta de uma faculdade específica e ao espaço inadequado para a formação dos futuros profissionais.
A estrutura utilizada para as práticas do curso, o Centro de Educação Física e Esportes (Cefe), localizado em Ondina, é apontada como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos.
“O local é mal estruturado, precário e não seguro. Além disso, o Cefe não é exclusivamente utilizado pelo curso de Educação Física, o que dificulta ainda mais a utilização do espaço e compromete a qualidade do aprendizado prático”, pontua o estudante Jonas dos Anjos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.