Estudantes da Escola Claudionor Simões do Carmo, no município de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador, recebem, às 14h da próxima quinta-feira (13), um novo espaço de leitura lúdica que conta com um acervo de 1.200 livros com temas atuais como: sustentabilidade e diversidade.
A inauguração da biblioteca faz parte do projeto Cantos de Leitura, que estimula a leitura de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades. O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da BASF via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Além do acervo variado de livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Cerca de 380 estudantes da escola municipal, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, serão beneficiados pela iniciativa.
“Uma biblioteca do nível que vai ficar a nossa é tudo que almejamos, pois esperamos que ela venha atender ao nosso educando, oferecendo suporte informacional. No novo cantinho da leitura, o acesso a livros de diferentes formatos e faixas etárias vai contribuir muito para o desenvolvimento e produção de conhecimento dos nossos alunos”, comenta Sheila Darc Soares Rezende Ferreira, diretora da Escola Claudionor Simões Do Carmo.
Combater o analfabetismo segue sendo prioridade da agenda brasileira, principalmente no Nordeste, uma vez que a região permanece tendo o maior índice do país (14,2%), segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. Esse número corresponde ao dobro da média nacional, de 7%. Uma das formas que favorecer o acesso à leitura é por meio da melhoria da infraestrutura das escolas, como as bibliotecas. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas 31% das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades apresentam o espaço para consulta e empréstimo de livros.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
Patrocinadora do projeto, a BASF desenvolve ações com as comunidades do município com o objetivo de formar novos cidadãos preparados para os desafios atuais. “Buscamos engajar mais pessoas em prol da causa socioambiental, por isso, reconhecemos que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades", declara Tânia Oberding, Diretora Industrial do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari.