Estudantes do Curso Técnico em Zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas, em Ipiaú, desenvolveram um petisco natural para pets utilizando farinha da casca do ovo. O projeto, intitulado “Benefícios do Aproveitamento da Farinha da Casca do Ovo para Suplementação Animal”, destaca-se como um exemplo dos trabalhos pedagógicos que vêm projetando a educação pública baiana em eventos científicos dentro e fora do Brasil.
Rodrigo Oliveira, um dos estudantes envolvidos, explica que o projeto visa demonstrar como a casca do ovo pode ser transformada em farinha para suplementar a dieta de caninos, aves, suínos, equinos, bovinos e até humanos. As pesquisas revelaram que as cascas, quando descartadas em aterros ou lixões, causam contaminação microbiana e problemas ambientais devido à biodegradação da membrana. “Este trabalho desperta em nós, alunos, o interesse pelo estudo e o ganho de conhecimentos. Além disso, estamos colocando em prática o que aprendemos em sala de aula e levando nosso projeto para feiras fora do estado e para outros países”, reflete Rodrigo.
Premiações
O projeto “Benefícios do Aproveitamento da Farinha da Casca do Ovo para Suplementação Animal” foi premiado na Expo Milset Brasil 2024, o maior evento de ciência e tecnologia voltado para estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Realizada em maio deste ano, em Fortaleza (CE), a exposição contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para a viagem dos alunos.
Além deste, outros dois projetos do Cetep do Médio Rio de Contas foram reconhecidos: "A Importância da Fábrica-Escola na Formação Técnica dos Educandos" e "Cocoa's Face: Nibs do Cacau como Alternativa para Produção de Esfoliante Natural". Esses três projetos estão credenciados para participar de eventos futuros no Chile, na Colômbia e na Indonésia, reafirmando a relevância e a inovação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes baianos.