Bahia

Estudante denuncia professora por transfobia e racismo na UFBA

O caso aconteceu na terça-feira (12)

Divulgação
Divulgação

Uma estudante da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), denunciou uma professora da instituição por racismo e transfobia. O caso aconteceu na terça-feira (12).

De acordo com Liz Reis, que é estudante de Produção Cultural e cantora lírica, a situação teria começado depois que a professora não concordou com as críticas da aluna a respeito de um texto. A professora teria tratado ela com pronomes masculinos e dito que os comentários dela estavam "fora do conteúdo".

"Ela perguntou meu nome quando fiz o primeiro comentário e eu respondi. Ela disse: 'acho que você está chateado' e eu corrigi para 'chateada'. Eu disse que estava sendo violentada", contou.

Após isso, segundo a vítima, a professora passou a ignorar os seus comentários durante a aula, no entanto ela não parou de expor suas opiniões sobre o texto. Em determinado momento, a professora teria chamado um funcionário da instituição para retirá-la do local.

Liz registrou a denúncia contra a professora no colegiado da instituição, e em seguida, decidiu ir à delegacia, onde registrou um boletim de ocorrência. 

Em nota, a Universidade Federal da Bahia informou que a estudante foi acolhida pela pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil Cássia Maciel, que a ouviu, atendeu e orientou-a quanto aos procedimentos necessários.

Segundo a Ufba, a estudante registrou queixa junto à Ouvidoria da universidade e o caso será encaminhado para processo investigativo.