Bahia

Estudante de Medicina da UFRB perde vaga por fraude nas cotas

Universidade se pronunciou sobre o assunto nesta quinta-feira (19)

Divulgação
Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se pronunciou nesta quinta-feira (19), após um estudante de Medicina ser expulso do curso por denúncia de fraude nas cotas. Ele perdeu a vaga faltando 4 meses para a formatura. 

Em nota à imprensa, a Universidade informou que instaurou um processo administrativo para verificar as supostas irregularidades ao atendimento de requisito de renda e étnico-racial exigidos na modalidade de vaga L2, destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda per capita bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. A conclusão foi o desligamento do estudante.

A UFRB disse ainda que o processo corre em sigilo e que a decisão cabe recurso. “A aplicação de sanção de desligamento será precedida de inquérito, aberto pelo Reitor, assegurando-se ao estudante o amplo direito de defesa, cabendo recurso ao Conselho Universitário no prazo de 15 (quinze) dias, após ciência do interessado”, diz um trecho da nota.