Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 2 mil vagas gratuitas de ensino a distância, para pessoas com mais de 18 anos interessadas em concluir o ensino fundamental 2 e médio, na Bahia. Estão disponíveis também 105 oportunidades para uma modalidade de educação profissionalizante de jovens e adultos realizada em parceria com o Senai, que vai oferecer quatro cursos. Os polos do Sesi ficam em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis, Juazeiro, Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Jequié, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Para as duas mil vagas do ensino fundamental 2 e médio, os interessados deverão procurar os polos do Educação a Distãncia (EaD) do Sesi, na capital e interior (ver lista de endereços abaixo) e fazer a inscrição. O prazo encerra em dezembro e as matrículas excedentes serão remanejadas para as turmas de 2017.
Para realizar as matrículas, são necessários os seguintes documentos: 2 fotos 3X4, comprovante de endereço, CPF e RG e comprovação de escolaridade (original ou autenticado) através de um dos seguintes instrumentos: Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental II ou Histórico Escolar do Ensino Fundamental II ou Histórico parcial do Ensino Médio ou Certificado de exames parciais de: CPA, ENEM ou Telecurso 2000 emitidos por Institutos Federais ou Secretarias Estaduais de Educação.
Já as 105 vagas dos cursos profissionalizantes são para Montador e Reparador de Microcomputadores, Instalador Hidráulico e Montador de Sistemas de Construção a Seco. Para todas estas estão sendo oferecidas 35 vagas em cada curso, que será realizado a distância, via internet, com material on-line e livro didático impresso, atividades presenciais, tutoria e monitoria para os alunos. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Nesta modalidade, as vagas são apenas para quem já tem o diploma do fundamental 2 e mais de 18 anos. Os cursos possuem 20% da carga horária presencial com um encontro semanal obrigatório.
O curso a distância é oferecido em 11 municípios da Bahia, incluindo Salvador. Confira abaixo os polos EaD do SESI em todo o estado.
Reprodução: G1