As estações de metrô Mussurunga, Rodoviária e Pirajá recebem uma equipe do Senai Cimatec para captar voluntários para a primeira fase de estudos clínicos da vacina brasileira contra a Covid-19.
Nas estações Mussurunga e Rodoviária, a ação já começou na quarta-feira (20), das 10h às 18h. Entre os dias 21 e 29 de julho, com exceção do final de semana, a atividade acontece nas três estações, das 10h às 17h.
Durante a ação, os profissionais irão informar os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas sobre o estudo clínico e realizar o cadastramento dos interessados. Além disso, também serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial e de temperatura.
A vacina é resultado de pesquisas feitas no Instituto Senai de Sistemas Avançados em Saúde do Senai Cimatec (ISI-SAS), com liderança técnica da farmacêutica bioquímica Bruna Machado, e tem como investigador-chefe do estudo clínico o médico infectologista Roberto Badaró.
A vacina foi desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica HDT Bio Corp, dos EUA, e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A vacina recebeu autorização para iniciar os testes em agosto de 2021, por parte da Anvisa e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O imunizante é baseado na tecnologia de RNA composta por duas plataformas tecnológicas: o replicon de RNA (substância ativa) e uma formulação lipídica (LION).