Mesmo com operações regulares de Tolerância Zero, mais da metade das ocorrências registradas pela Transalvador por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA), em 2016, foi por a estacionamento irregular. Das 28.211 solicitações, 52%, ou 14.778 chamados, correspondem a queixas da população em razão dessa infração de trânsito. E, dos 22.083 veículos removidos este ano, 5.667 foram por estacionamento indevido.
“O alto índice indica reincidência dos condutores, risco aos pedestres e entraves à fluidez do tráfego”, afirma Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador. “Combatemos a infração com ações constantes, mas o condutor reincide na infração com a ausência dos agentes de trânsito. Não é viável manter um servidor em cada via da cidade e o cidadão consciente não repete o erro, porque sabe que os recursos usados nas operações saem dos impostos que pagam”, complementou.
O segundo serviço mais solicitado pelo NOA, em 2016, foi o de reparo de semáforos com defeito, com 1.956 ocorrências imediatamente atendidas, seguido de acidentes com vítima, com 1.631; obstáculos na via, com 1.395; e congestionamentos, com 1.012. Outros registros somam 7.739 solicitações. No total, 22.760 solicitações foram atendidas e 5.036 foram canceladas. A Pituba é o bairro em que houve mais registro de ocorrências por meio do NOA, com 1.979 chamados em 2016.
Aplicativo – O aplicativo NOA Cidadão, lançado em julho pela Transalvador, já contabiliza mais de 8.720 usuários, que solicitaram 9.820 intervenções da Transalvador. Estacionamento irregular também lidera o ranking de queixas pelo app, somando 5.487 chamados.
Fonte: Agecom