Para comemorar o dia nacional do doador de sangue, celebrado em 25 de novembro, a Fundação Hemoba irá realizar em parceria com o Esporte Clube Bahia a campanha: “Esquadrão Hemoba – Faço parte do time da Doação”. A iniciativa vai contar com coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores, atrações culturais, visita de jogadores, animadoras de torcida e dos mascotes do time. A semana festiva inicia na próxima segunda (25) e segue até sábado (30), em várias unidades da Hemoba do estado.
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% da população de um país deve doar sangue, mas no Brasil, o percentual de doadores está na casa de 1,7%, muito abaixo do que é considerado ideal. “Para mudar esta realidade é muito importante contarmos com parceiros e acreditamos que o Esporte Clube Bahia, com sua grande torcida vai ajudar a fidelizar doadores”, destaca o Secretário.
Durante a campanha, os doadores serão contemplados com uma “carteirinha do doador” estilizada com a temática. Reconhecido internacionalmente por suas campanhas de cunho social, o Esporte Clube Bahia também vai produzir um vídeo, contando a história de Luciano Reis, atleta do futebol de amputados do time. Vítima de um acidente automobilístico, o jogador foi salvo por uma doação de sangue. O material será exibido nas redes sociais do Esporte Clube Bahia e Fundação Hemoba no dia 25 de novembro e dia 27 no jogo contra o Atlético Mineiro, na Arena Fonte Nova.
"Ficamos felizes de poder utilizar as diversas plataformas do clube para contribuir com uma instituição como a Hemoba, que desempenha papel tão relevante na nossa sociedade. São quase 40 anos de tradição e 25 núcleos espalhados pelo Estado", celebra o presidente do Esporte Clube Bahia Guilherme Bellintani.
De acordo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, esta causa tem como propósito homenagear os doadores e reforçar os estoques para o fim do ano. “O Esporte Clube Bahia vem desenvolvendo diversas campanhas que propiciam reflexões de temas relevantes. Este ano, a pedido dos torcedores do time e observando o engajamento social positivo do clube, fechamos esta parceria. Temos certeza da adesão dos torcedores de todas as equipes, pois a causa eleva a nossa capacidade voluntária de salvar vidas” Declarou o diretor.
Fonte: Hemoba – Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes