Bahia

Especialista sugere que novo secretário da SSP-BA estabeleça relação interpessoal com profissionais da segurança

“A gente faz Segurança Pública também com projeto de transformação social por parte do chefe do Executivo”, pontuou

Divulgação
Divulgação

Vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA, o advogado criminalista Dinoermeson Nascimento sugeriu, nesta terça-feira (8), medidas para o novo secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) no governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo o especialista na área, “é importante que o novo representante da pasta estabeleça uma relação interpessoal com todos os profissionais de Segurança Pública”.

“Quando digo todos, me refiro até quem está na base da pirâmide. Isso estabelece uma relação de confiança e também tem que ser uma via de mão dupla para compreender as dificuldades que cada profissional do setor enfrente em seu dia a dia ao exercer a sua atividade”, disse Nascimento.

“Importante também que o gestor visite todas as unidades possíveis para verificar os espaços físicos e o ambiente de trabalho. Isso influencia diretamente na qualidade da prestação do serviço para o cidadão, que é o maior cliente da Segurança Pública”.

Para o criminalista, “também é importantíssimo realizar uma auditoria muito criteriosa nos equipamentos de proteção individual das nossas forças de segurança, a exemplo das viaturas, coletes balísticos e armamento”.

E emendou: “Percebemos diariamente que a marginalidade está enfrentando os policiais de fuzil e nós sabemos que os coletes balísticos das policiais não protegem contra tiro deste tipo de armamento”.

“Com isso nós vamos precisar traçar um conjunto, um projeto de valorização pessoal, principalmente com um aumento salarial, de pequeno a médio prazo. Com esse fortalecimento de material humano temos um time que vai colocar a Segurança Pública do nosso estado nos trilhos, sempre em busca da paz social”.

Ainda conforme Dinoermeson Nascimento, “esses são alguns detalhes que o futuro novo gestor deveria começar observando, dentre outros, claro, afinal Segurança Pública não faz apenas fortalecendo as policiais, fortalecendo os entes de segurança”.

“A gente faz Segurança Pública também com projeto de transformação social por parte do chefe do Executivo”, pontuou.

“A segurança faz parte mas também os outros detalhes para o cidadão, como emprego, uma boa educação, são alguns elementos importantes que estejam interagindo juntamente com os temas da Segurança Pública, salientando que ainda existem inúmeros outros pontos a serem observados”, continuou.

Com a eleição de Jerônimo, há a expectativa de mudanças no secretariado em relação ao atual governo e a SSP-BA é uma pasta bastante visada, afinal os números da violência no estado avançaram nos últimos anos.