As escunas de turismo que fazem o tour pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos não vão sair nesta quinta-feira (4). A interrupção do serviço ocorre devido ao tempo instável e chuvas que atingem Salvador. Além das escunas, a travessia Salvador – Morro de São Paulo opera durante todo o dia com conexão na Ilha de Itaparica, por causa das condições desfavoráveis de navegação no trajeto entre a capital e a Ilha de Tinharé.
Já a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande opera com oito embarcações nesta quinta e faz horários de saída a cada 30 minutos. O fluxo de embarque de passageiros é moderado nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, na capital.
A Astramab informa aos usuários que caso ocorram mudanças nas condições de navegação dentro da baía, devido aos ventos, a travessia Salvador-Mar Grande poderá ser suspensa. Até a publicação desta reportagem, às 8h39, as embarcações operavam normalmente e têm previsão de fazer a última viagem, saindo de Salvador, às 20h, e de Mar Grande, às 18h30.
Para os passageiros da linha Salvador-Morro de São Paulo, os catamarãs vão sair do Terminal Náutico direto para Itaparica, onde ocorre a conexão. De Itaparica, seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a travessia até o Morro. Com conexão, o tempo de viagem aumenta em uma hora: em vez de 2h20, sobe para 3h20, mas sem alteração no preço da passagem, que é R$ 95,20. Os próximos horários para o Morro de São Paulo são 9h, 10h30, 13h e 14h30.
Reprodução/G1