O Governo do Estado disponibilizou nesta quinta-feira (30) uma montante de R$ 250 milhões na conta do Caixa Escolar destinado as escolas estaduais para volta as aulas semi-presenciais, por meio do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES).
O valor poderá ser usado pela gestão escolar, por exemplo, na aquisição de materiais para a realização de pequenos reparos nas instalações e estruturas físicas das escolas que não conseguiram retomar o presencial por conta da infraestrutura; na contratação de serviços, como capinagem, pintura e carpintaria; na aquisição de equipamentos, a exemplo de computadores e mobiliário; e insumos para laboratórios.
Além disso, o recurso poderá ser investido na aquisição de materiais voltados à biossegurança no ambiente escolar, a exemplo de álcool, materiais de limpeza e dispenser de álcool em gel, dentre outros. A iniciativa visa fomentar as ações que permitam o pleno e seguro funcionamento das escolas.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, falou sobre a importância do PRES.
“O investimento de R$ 250 milhões no PRES coloca o Governo da Bahia na liderança dos sistemas públicos, pois, através dos caixas escolares, cada unidade escolar poderá resolver localmente suas principais questões, seja com manutenção ou aquisição de equipamentos”, afirmou.